top of page

AS CINCO PALAVRAS QUE MAIS AFETAM O SER HUMANO

  • Foto do escritor: juliano dias
    juliano dias
  • 28 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura

Todos sabemos que o ser humano normal tem cinco sentidos. Mas o que muitos ainda podem não sabem é que temos também 5 palavras que afetam o ser humano frequentemente: apego, posse , falta, desejo e medo.

Elas sempre estarão presentes em sua vida, pois ainda o ser humano é um indivíduo portador de emoções. O enfoque aqui é o quanto estas palavras exercem poder em nossas vidas. Pode ter certeza, acabamos elegendo sempre uma delas como ponto focal nas relações dando forma e poder de conduzir as ações que tomamos.

A dica aqui é fazer com que a palavra mais destacada em nós (ou mais palavras) vá(ão) perdendo sua influência e gradativamente estabelecemos uma boa relação com ela(s). Tudo aquilo que lutamos contra acaba se reforçando cada vez mais na vida. Quanto mais for o foco em não sentir apego, posse, falta desejo ou medo eles acabam ficando mais ''vitaminados'' a cada novo pensamento. E olha que temos mais 95.0000 pensamentos por dia!!!

Em algum momento na vida podemos sucumbir a uma delas, mas no momento que sabemos como colocá-las em seu devido lugar não reagiremos tão impulsivamente diante da situação que vai disparar o gatilho. Gosto de fazer uma comparação bem legal nos atendimentos:

O copo com água e a lanterna. Quando ligamos uma lanterna e a luz passa pelo copo ela toca a água, atravessa e sai pelo outro lado do copo. A luz tocou a água mas não causou alterações na superfície ou estado dela. Mas a água sentiu sua presença e mexeu em suas moléculas e átomos.

Sejamos como água que sentiu as alterações mas não reagiu borbulhando só porque a luz invadiu seu espaço.

Quando entendemos que estamos sujeitos a estas cinco palavras e que o poder de dar atenção reagindo de forma intensa ou apenas observar a reação, sentir e deixar ir sem grandes manifestações visíveis é nossa, tudo muda. Só conseguimos isto com o autoconhecimento, se observar e perceber quais situações são o gatilho que manifestam as cincos palavras. É um constante trabalho de hoje, amanhã e depois. Não é questão de ficar se policiando, ficar se vigiando pois se for assim mais poder damos a elas. Se você se pegou numa delas e reagiu, tranquilo. Não se culpe em hipótese alguma, pois de nada adianta isso. Se for assim vai alimentar mais ainda o ''bichinho". Encare como um aprendizado por mais que sua mente ache que não tem nada de ''bom'' naquela situação ou pessoa.

Caso ainda possa parecer complicado lidar com o apego, posse, falta, desejo e medo procure ajuda de terapeutas, psicólogos ou coaches.

Se você acredita que eu possa ajudar nesta questão terei imensa alegria de receber para uma consulta. Pode agendar nos contatos aqui do site ou mandar uma mensagem dizendo o quanto esta ou outras publicações tem ajudado você.

Aguardo sua presença.

Gratidão!


 
 
 

Comments


  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey

© 2023 por terapias e orientação holística. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page